Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Licenciatura em Computação e Informática - Campus Angicos

O perfil profissional do curso de LCI permite ao egresso:

  • Compreender a docência como atividade pedagógica intencional inerente aos processos de ensino e de aprendizagem, além daquela própria da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares que se utilizem das tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Exercer a docência da computação na Educação Básica e nas diversas modalidades educacionais; 
  • Produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo da computação para atender as demandas educacionais (planejamento, avaliação, gestão, acompanhamento, desenvolvimento e monitoramento);
  • Gerir processos educativos e formativos que envolvam o campo da computação para garantir a educação dos sujeitos nas diferentes etapas do ensino na educação básica e suas modalidades educacionais 
  • Construir conhecimentos no campo da computação aplicada à educação que permitam desvelar as questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
  • Compreender o impacto da computação e suas tecnologias na sociedade;
  • Ter visão crítica na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento da área da computação em sua interface com o campo educacional;
  • Atuar de forma empreendedora e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região semiárida, do Brasil e do mundo;
  • Ter capacidade de utilizar racionalmente os recursos tecnológicos disponíveis de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
  • Compreender as necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
  • Ser capaz de planejar e organizar as dimensões administrativa, pedagógica e financeira da escola básica.

Esse profissional poderá atuar:

  • No ensino da computação e informática no âmbito da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e nas diversas modalidades educacionais (educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos, educação do campo, dos remanescentes quilombolas e das comunidades indígenas, educação especial e educação a distância).
  • Em empresas públicas ou privadas na concepção, no planejamento e na organização de atividades na área computacional em espaços escolares e não escolares. 
  • Na qualificação de profissionais que utilizam tecnologias digitais em espaços laborais;
  • Na educação a distância, enquanto tutor ou especificando, desenvolvendo e avaliando softwares e equipamentos em equipes interdisciplinares;
  • Na gestão escolar para atuar no planejamento, na organização administrativa, pedagógica e financeira da escola básica; 
  • Enquanto gestor, desenvolvedor e avaliador de softwares educacionais ou materiais instrucionais;
  • Na gestão de tecnologias da informação para a elaboração e execução de projetos na área de ensino a distância;
  • Como analista e desenvolvedor de tecnologia educacional relacionada à prática inclusiva em instituições de educação ou organizações sociais;
  • Como coordenador de cursos de treinamento e qualificação de servidores em empresas públicas e privadas para o uso da computação e informática aplicada a educação;
  • Como coordenador de laboratório de informática em instituições de ensino público ou privado e em instituições não governamentais;
  • Com assessoria técnica à professores, gestores, supervisores e coordenadores para o uso da computação em espaços educacionais diversos;
  • Como pesquisador em instituições de ensino, de pesquisa e/ou empresas na área de computação aplicada à educação.
23 de setembro de 2014. Visualizações: 3191. Última modificação: 15/03/2022 18:06:36