Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Licenciatura em Computação e Informática - Campus Angicos

Curso de Licenciatura em Computação e Informática

Turno: Noturno   Cod. emec: 1117715

 

O curso de Licenciatura em Computação e Informática, do Centro Multidisciplinar de Angicos, é oferecido pela UFERSA desde agosto de 2010. Nele, são discutidas duas linhas de desenvolvimento da cultura tecnológica na educação. A primeira relacionada a integração das tecnologias aos processos de ensino e as transformações que impactam nos modelos de saula de aula e da própria aprendizagem. A segunda aborda a educação em computação, em todos os níveis de ensino, que está relacionada ao uso das tecnologias aplicada ao ensino de conceitos das diversas áreas da computação.

O Curso de LCI objetiva preparar profissionais que possam atuar em escolas, empresas ou outras instituições como professores de computação ou como agentes integradores e promotores do uso das tecnologias na educação, trabalhando de maneira interdisciplinar na gestão e desenvolvimento de recursos digitais utilizados para o ensino e aprendizagem.

Em conformidade com os Referenciais para o Ensino da Computação, publicado pela Sociedade Brasileira de Computação, procura desenvolver habilidade que permita os egressos também suprirem uma outra demanda da sociedade, a de profissionais capazes de desenvolver recursos de tecnologias contemporâneas para apoiar a educação, podendo ser utilizados tanto em escolas, quanto em empresas, ou por qualquer pessoa interessada em aprender algo onde quer que esteja. Neste contexto, os egressos dos cursos de Licenciatura em Computação apresentam um diferencial e poderão tornar a Computação mais acessível para uma maior gama de profissionais que cada vez mais precisam lidar com esses recursos.

O projeto pedagógico do curso apresenta dimensões de formação humanística, técnica, tecnológica e pedagógica, cujo conjunto de conteúdo constitui uma matriz curricular interdisciplinar que possibilita a aquisição de competências específicas para cada uma delas. Eles agrupam conteúdos relacionados à natureza das necessidades e questões reais dos Licenciados em Computação, suas transformações e possibilidades técnicas e tecnológicas.

A metodologia de ensino possui um caráter participativo mediado pelo professor de forma critica e criativa. São utilizadas metodologias de ensino que dão significado concreto ao conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades previstas para o egresso do curso.

Ressalta-se, ainda, como testemunho da importância histórica do curso de Licenciatura em Computação e Informática, na região semiárida potiguar, que ele se firmou como um dos melhores cursos da UFERSA, quando obteve nota 4 na avaliação dos indicadores de qualidade da educação superior – ENADE/2017.

 


 

Projeto Político Pedagógico [PPC 2010]

Projeto Político Pedagógico [PPC 2009 – Descontinuado]

MEC Conceito

e-mail: computacao.angicos@ufersa.edu.br

23 de setembro de 2014. Visualizações: 19119. Última modificação: 15/03/2022 17:56:57