O perfil profissional do curso de LCI permite ao egresso:
- Compreender a docência como atividade pedagógica intencional inerente aos processos de ensino e de aprendizagem, além daquela própria da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares que se utilizem das tecnologias digitais da informação e comunicação;
- Exercer a docência da computação na Educação Básica e nas diversas modalidades educacionais;
- Produzir e difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo da computação para atender as demandas educacionais (planejamento, avaliação, gestão, acompanhamento, desenvolvimento e monitoramento);
- Gerir processos educativos e formativos que envolvam o campo da computação para garantir a educação dos sujeitos nas diferentes etapas do ensino na educação básica e suas modalidades educacionais
- Construir conhecimentos no campo da computação aplicada à educação que permitam desvelar as questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
- Compreender o impacto da computação e suas tecnologias na sociedade;
- Ter visão crítica na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento da área da computação em sua interface com o campo educacional;
- Atuar de forma empreendedora e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região semiárida, do Brasil e do mundo;
- Ter capacidade de utilizar racionalmente os recursos tecnológicos disponíveis de forma interdisciplinar e transdisciplinar;
- Compreender as necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades;
- Ser capaz de planejar e organizar as dimensões administrativa, pedagógica e financeira da escola básica.
Esse profissional poderá atuar:
- No ensino da computação e informática no âmbito da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e nas diversas modalidades educacionais (educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos, educação do campo, dos remanescentes quilombolas e das comunidades indígenas, educação especial e educação a distância).
- Em empresas públicas ou privadas na concepção, no planejamento e na organização de atividades na área computacional em espaços escolares e não escolares.
- Na qualificação de profissionais que utilizam tecnologias digitais em espaços laborais;
- Na educação a distância, enquanto tutor ou especificando, desenvolvendo e avaliando softwares e equipamentos em equipes interdisciplinares;
- Na gestão escolar para atuar no planejamento, na organização administrativa, pedagógica e financeira da escola básica;
- Enquanto gestor, desenvolvedor e avaliador de softwares educacionais ou materiais instrucionais;
- Na gestão de tecnologias da informação para a elaboração e execução de projetos na área de ensino a distância;
- Como analista e desenvolvedor de tecnologia educacional relacionada à prática inclusiva em instituições de educação ou organizações sociais;
- Como coordenador de cursos de treinamento e qualificação de servidores em empresas públicas e privadas para o uso da computação e informática aplicada a educação;
- Como coordenador de laboratório de informática em instituições de ensino público ou privado e em instituições não governamentais;
- Com assessoria técnica à professores, gestores, supervisores e coordenadores para o uso da computação em espaços educacionais diversos;
- Como pesquisador em instituições de ensino, de pesquisa e/ou empresas na área de computação aplicada à educação.